livros · opiniao · romance

A Descoberta das Bruxas de Deborah Harkness [Resenha]

 Olá leitores,

Hoje venho falar sobre um livro que eu li há alguns anos. Não tenho vergonha em admitir que leio este livro todos os anos por ser um dos meus favoritos. O titulo fala por si, pois eu estou a falar de ‘A Noite de todas as Almas’ (titulo em Portugal), também chamado de ‘A Descoberta das Bruxas’ da autora Deborah Harkness.

Este é um dos livro que eu guardo no meu coração, as personagens são fenomenais, e o plot em geral apesar de ser sobrenatural/fantasia é muito realista. Num mundo de faz-de-conta esta historia faz sentido. Talvez seja a cientista em mim que se maravilhou com toda a ciência descrita no livro (em toda a serie) mas eu ainda acho esta livro muito interessante mesmo após tantos anos.

Como sempre vou tentar não dar muito spoilers (apenas um ou outro porque é mais forte do que eu, desculpem).

Apesar de ter a copia de Portugal, gosto mais do titulo-tradução ‘A descoberta das bruxas’ em vez de ‘A Descoberta de todas as Almas’. 

De um mode muito breve, o livro conta a historia de Diana Bishop, uma bruxa que renunciou ao uso de magia (pensava ela) que quando vai trabalhar em Oxford, abre um livro que todos andam à procura! Então ela conhece um vampiro, Matthew De Clermont, que imediatamente a começa a ajudar, enquanto a protege de outras bruxas, vampiros e demónios. E adivinhem? Eles apaixonam-se, como esperado e juntos tem de lutar contra todos os preconceitos de romance entre duas espécies diferentes. 

Não pensem que a historia é so isto, porque tem muito mais…

Adoro ler as cenas entre o Matthew e a Diana. Adoro especialmente a parte quando ela se apercebe que esta apaixonada por ele e ele por ela. Adoro a cena onde ela ‘vê’ os pais e ficamos a saber como eles adormeceram os poderes dela.

Se nunca leram este livro, estão neste momento a ler ou ponderam compra-lo, a historia pode parecer algo cliché, porem não é. Tem imensa ciência, e a autora teve o cuidado de explicar de forma simples alguns termos de genética sem tornar o livro numa seca. Pelo menos eu não o achei uma seca.

Gosto de como a autora tornou os vampiros realistas, pois eles eram pessoas normais que foram transformavas e que viveram batalhas e o tempo fa-los realmente inteligentes. É interessante o facto da autora fazer os vampiros com instintos de lobo.  Achei engraçado, uma vez que neste tipo de livros de fantasia, os vampiros por norma são sempre inimigos dos lobisomens. 

Eu nao tenho nada contra livros como o ‘Twilight’ e outros com vampiros chiché, até porque os li todos  gosto deles. Mas às vezes é bom ler um livro mais ‘adulto’.

Este livro é bastante grande (anda a volta das 600 paginas) mas é fácil de ler. É um daqueles livros que nos faz queres saber o que vai acontecer a seguir. 

Sempre que li este livro, imaginei certos actores para os papeis. Depois descobri que estavam a filmar uma serie de tv, e dizer que fiquei bastante contente é pouco. Os actores que eles escolheram são perfeitos, e eu gostei muito da serie. Vi os oito episódios e quero mais. E sim, a segunda temporada ja foi gravada e vai sair me Janeiro de 2021. Confesso que tanto tempo não me deixou contente, mas é o que temos…A serie segue o livro letra a letra, tenho pena de terem cortado algumas cenas (queria ver o Matthew Goodie a fazer yoga! ahah) mas no geral esta praticamente igual ao livro.

Os actores que imaginei enquanto lia o livro eram: 

Os actores escolhidos para a serie de Tv foram:

E sim, a Diana que eu imaginei é a actriz que faz de mãe de Diana na serie de Tv. Imaginem a minha surpresa.

O final do livro é ótimo, e a autora foi muito espertina. Ela jogou muito bem com as minha emoções e fez me contar os dias até ao lançamento do segundo livro.

Matthew e Diana perceberam que tinham de viajar no tempo para se esconderem de todos os seres que andavam atras dele. Claro que corre bem, ou não ia-mos ter um segundo e terceiro livro! Ja os li todos e vou falar-vos sobre eles no futuro.

O que acham deste livro? Digam-me nos comentários.

e-mail: booksbytheana@gmail.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s